Portal Brasil

Secretários nacionais tomam posse no Ministério da Justiça

Nomeados cuidarão das políticas nacionais do órgão que agora agrega a área de Cidadania


publicado:
15/06/2016 11h35


última modificação:
15/06/2016 17h30

O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, deu posse a novos secretários de políticas nacionais do Ministério nesta terça-feira (14).

Assumiram os cargos:
 José Levi Mello do Amaral Júnior, na Secretaria Executiva;
 Gustavo José Marrone de Castro Sampaio, na Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania;
 Armando Luiz Rovai, na Secretaria Nacional do Consumidor;
 Marcelo Dias Varella, na Secretaria de Assuntos Legislativos.

Moraes agradeceu aos secretários por terem aceitado o desafio e o convite para servirem ao País nesta nova fase do ministério, que passou a agregar novas secretarias na área de Cidadania. “Nossa meta é mostrar que é possível aplicar Justiça, garantir segurança pública, respeitar e promover todos os direitos fundamentais”, frisou o ministro.

Perfis

Secretário Executivo

José Levi Mello do Amaral Júnior é procurador da Fazenda Nacional. Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na mesma instituição obteve o título de mestre em Direito. Na faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP, obteve o título de doutor em Direito do Estado. Cumpriu dois estágios pós-doutorais, um na universidade de Coimbra, Portugal, outro na Universidade de Granada, Espanha. É professor (concursado) de Direito Constitucional da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP.

 Secretário Nacional de Justiça e Cidadania

Gustavo Marrone é advogado e doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi diretor executivo do Procon de São Paulo e assessor na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. Também atuou como diretor de autorregulação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e exerceu advocacia em Direito Público e Privado, além de consultoria jurídica. 

 Secretário Nacional do Consumidor

O novo secretário nacional do Consumidor, Armando Luiz Rovai, é doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), onde também é docente, e professor na Universidade Mackenzie. Foi presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo e também do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo.

Secretário de Assuntos Legislativos

Marcelo Dias Varella é livre-docente em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É doutor em direito pela Universidade de Paris, Panthéon-Sorbonne. Tem pós-doutorado em Direito na Universidade da California, em Berkeley; e na Universidade George Washington. É professor do programa de mestrado e doutorado em Direito do Centro Universitário de Brasília e também especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. 

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Justiça e Cidadania