Portal Brasil

Maior São João do Mundo começa em Campina Grande

São 31 dias de festejos e encontros com a cultura popular nordestina. Neste ano, são esperados cerca de 2,5 milhões de visitantes


última modificação:
09/06/2017 16h33

O Maior São João do Mundo começou na cidade de Campina Grande, no agreste paraibano. A festa, que teve sua primeira edição em 1983, reúne anualmente turistas de diversas partes do Brasil. Para a edição deste ano, que segue até o dia 2 de julho, são esperados cerca de 2,5 milhões de visitantes.

O Parque do Povo é uma verdadeira cidade cenográfica. No arraial, é possível encontrar réplicas da catedral e outras construções históricas da cidade, além das duas palhoças: Seu Vavá e Zé Lagoa. É lá que, embalados pelo forró pé de serra, casais de todas as idades dançam o mais tradicional dos ritmos juninos. 

As danças típicas, tão características nos festejos juninos, têm espaço garantido na “Pirâmide do Povo”. As competições oficias começaram na terça-feira (6) com a participação de 11 grupos de Campina Grande, e outras cidades do Agreste Paraibano também participam. Os shows começam por volta das 20h e entram madrugada adentro nos arredores da grande fogueira que dura um mês inteiro.

Valorização da cultura

Ponto de encontro dos turistas que visitam a cidade, o Memorial do Maior São João do Mundo retrata a evolução da festa e estimula o debate sobre a importância da tradição e valorização da cultura popular nordestina. A história é contada a partir de imagens da construção, inauguração do Parque do Povo, cartazes e jornais, além de roupas e outros adereços que possibilitam ao visitante vivenciar parte da festa.

Com essa proposta de valorizar a cultura popular, o Sítio São João é um espaço cenográfico idealizado para reproduzir um autêntico vilarejo rural, com imóveis como a casa de farinha, o engenho de cana, a bodega, uma difusora, onde os visitantes podem voltar no tempo e não só conhecer como vivenciar parte do passado do povo nordestino.

A Locomotiva do Forró é mais um dos atrativos turísticos no período do Maior São João do Mundo e comemora, em 2017, 20 anos. As primeiras viagens do tradicional trem serão realizadas este fim de semana, dias 10 e 11 de junho. O embarque acontece às 10h, no Museu do Algodão – Estação Velha, percorrendo um trajeto de paisagens bucólicas até o distrito de Galante, ao som do mais autêntico forró pé de serra.

O município dispõe de 39 estabelecimentos de hospedagem, totalizando 3.183 leitos. E está acostumado a lidar com taxas de ocupação próximas a 100% nesta época, uma oportunidade de crescimento.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo