Portal Brasil

Mais de 9,2 milhões se inscreveram no Enem 2016

Resultado é o segundo maior da série histórica do exame, ficando atrás apenas da edição de 2014, quando foram registrados 9.490.952 de candidatos


por Portal Brasil


publicado:
23/05/2016 18h27


última modificação:
23/05/2016 18h40

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 registrou 9.276.328 inscritos. O resultado é o segundo maior da série histórica do exame – ficando atrás apenas da edição de 2014, quando foram registrados 9.490.952 participantes. Na edição anterior, o número chegou a 8.478.096 inscritos. O prazo para inscrições terminou na sexta-feira (20).

“Este será um Enem transparente e com segurança. Exemplo de qualificação para a educação”, afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho, em coletiva à imprensa, onde foram apresentados os dados. O Enem deste ano segue na integralidade o Edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nº 10, de 14 de abril, sem sofrer alterações.

A inscrição para os candidatos não isentos da taxa (R$ 68) será efetivada somente após o pagamento, que pode ser feito até quarta-feira (25) em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser gerada na página do exame na internet. Operações bancárias processadas pela internet após as 21h59 são consideradas fora do prazo. Portanto, caso isso ocorra, a inscrição não será homologada.                                                                  

Confira a evolução nas inscrições para o Enem

                                                                                             Fonte: Inep                                                                                                             

A partir de 1º de junho próximo, será liberado o aplicativo Enem 2016 para dispositivos móveis. Os participantes terão acesso às informações necessárias ao longo de todas as etapas do exame, além da possibilidade de acompanhar o andamento da inscrição.

Esta edição do Enem traz, pela primeira vez, o reconhecimento individual por meio de impressão digital na ficha de identificação do participante. Esse novo procedimento adota a tecnologia de selo gráfico autoadesivo e soma-se aos demais, tais como lacre eletrônico nos malotes de prova e uso de detector de metais nos locais de aplicação do exame.