Portal Brasil

#MeuAmigoSecreto: mulheres falam sobre importância de expor machismo e violência

Campanhas nas redes sociais com relatos de abusos têm colocado pauta feminista em evidência nos últimos meses


por Portal Brasil


publicado:
07/12/2015 02h48


última modificação:
07/12/2015 16h15

Ana ficou com um rapaz que tinha namorada e nunca contou isso a ela. Mariana levou um fora do namorado por ter ficado com depressão. Priscila teve labirintite depois do assédio moral e sexual sofrido no trabalho. Mariana teve que dizer não várias vezes porque um paquera queria transar mesmo com ela dormindo. Nádia toca numa banda, mas quem ouve elogios são apenas os homens. Carla tem um parceiro que não divide as tarefas de casa. Leonor tem amigos que se dizem modernos, mas patrulham o que a namorada veste para sair de casa. Taisa foi estuprada numa festa por um amigo de anos.

Mulheres de diferentes idades e diferentes contextos. Todas passaram – e passam – por diversos tipos de abuso no dia a dia, apenas por ter nascido mulher. E todas resolveram expor seus relatos nas redes sociais por meio da campanha #meuamigosecreto.

Depois da campanha do #meuprimeiroassedio, que tinha como intenção expor casos de abuso sexual na infância e adolescência, foi a vez da campanha #meuamigosecreto. Criada espontaneamente no Twitter, fazendo um paralelo com a brincadeira do amigo oculto de final de ano, os relatos marcaram o Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres, no dia 25 de novembro.