Por meio de análises laboratoriais de energia bruta, nitrogênio e matéria seca, é possível calcular o aproveitamento da energia das dietas e do alimento-teste
publicado:
07/12/2015 17h12
última modificação:
07/12/2015 18h02
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Santa Catarina (SC) lançou na sexta-feira (4) o software Energcalc, que calcula a energia metabolizável em experimentos com suínos e aves. Informações sobre a energia metabolizável dos alimentos ajudam na formulação de rações para aves e suínos. O programa pode ser baixado gratuitamente pela internet.
“A energia metabolizável dos alimentos constitui uma importante informação para a formulação de rações para aves e suínos. Estes valores são determinados em ensaios de metabolismo no qual é mensurado o consumo de uma dieta referência e uma dieta teste e a excreção dos nutrientes e energia não utilizados pelos animais alimentados por essas dietas”, explica o pesquisador Fernando Tavernari, um dos autores do Energcalc ao lado do analista Geordano Dalmédico, do Núcleo de Tecnologia da Informação.
Por meio de análises laboratoriais de energia bruta, nitrogênio e matéria seca, é possível calcular o aproveitamento da energia das dietas e do alimento teste”, diz Dalmédico. O software padroniza os cálculos, sendo necessária apenas a inserção dos dados obtidos no experimento e avaliados em laboratório, o que garante os resultados e torna a comparação mais precisa.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Embrapa