Portal Brasil

Microfone inteligente deverá ajudar na segurança dos Jogos Rio 2016

Projeto conta com apoio do CNPq e poderá ser usado na detecção de disparos de armas de fogo, monitoramento de bancos, cofres e caixas eletrônicos


por Portal Brasil


publicado:
03/11/2015 14h58


última modificação:
04/11/2015 11h23

Um microfone inteligente que detecta automaticamente sons perigosos e, a partir disso, emite alarmes foi um dos vencedores do “Desafio Cisco de Inovação Urbana Porto Maravilha”. O “Áudio Alerta” deverá ser utilizado no Porto Maravilha, projeto de revitalização urbana que será uma das atrações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

O Desafio Cisco de Inovação Urbana Porto Maravilha foi uma competição aberta a startups (empresas focadas em projetos de inovação), empreendedores e desenvolvedores de todo o Brasil, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de aplicações em plataforma “Internet de Todas as Coisas” (IoE). 

O Microfone Inteligente Conectável (MIC), versão para ambientes internos do projeto Áudio Alerta, poderá ser utilizado, por exemplo, na detecção de disparos de armas de fogo, monitoramento de bancos, cofres, caixas eletrônicos e residências por meio do reconhecimento de batidas em paredes e vidros quebrando. Poderá ajudar também na área de saúde, com a detecção de sons de quedas, gemidos e pedidos de socorro.

No projeto Áudio Alerta, após a detecção do som, o sistema pode apontar uma câmera para a origem do som, indicar a posição em um mapa, ou mesmo enviar uma mensagem para as autoridades.

O projeto é realizado pela Escribo, empresa pernambucana que conta com apoio do Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (RHAE), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O CNPq tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros. 

“Vamos atuar na área de segurança, detectando tiros, colisões, vandalismo, arrombamentos e também no meio ambiente, controlando poluição sonora. Será uma grande vitrine, pois a Cisco vai tentar embarcar o Áudio Alerta e o MIC em diversos outros projetos ao redor do mundo”, comemora o pesquisador do RHAE.

Fonte: Portal Brasil, com informações do CNPq