Portal Brasil

Governo reforça capacitação na segurança para os Jogos Rio 2016

No Acre e no Paraná, 640 profissionais receberam treinamento; a preparação vai incluir todos os 26 estados e o DF


por Portal Brasil


publicado:
10/11/2015 17h46


última modificação:
10/11/2015 18h28

O efetivo que vai compor a Força Nacional de Segurança Pública durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, no Rio de Janeiro, começou a receber capacitação do Ministério da Justiça. No Paraná e no Acre, 640 profissionais foram os primeiros a iniciar o treinamento. A preparação todos os estados, além do Distrito Federal.

Durante a capacitação, os agentes têm aulas de direitos humanos; de gestão das operações em grandes eventos; de atendimento pré-hospitalar; de busca e varredura antibombas; de policiamento de eventos; de psicologia das massas; de instrumentos e técnicas de menor potencial ofensivo; de fundamentos legais em manifestações públicas; de terrorismo e contraterrorismo; e de medidas preliminares em local de crise.

“Estamos nos preparando para utilizar cerca de 9,6 mil profissionais para garantir a segurança do público nas instalações dos Jogos no próximo ano”, informa a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

De acordo com o MJ, as próximas etapas de capacitação serão realizadas em Cuiabá (MT) e em Porto Velho (RO). Segundo o diretor da Força Nacional, coronel Nazareno Marcineiro, o fato de profissionais de diversas áreas do setor de segurança receberem treinamento, juntos contribui para a eficácia do serviço.

Os treinamentos são conduzidos por profissionais que integram a Força Nacional. Temos, nas mesmas turmas, alunos policiais militares, civis e bombeiros. Isso facilita a integração e interação entre essas instituições para um serviço mais eficaz”, indicou Marcineiro. “Após o período de serviço na Força Nacional, todos retornam aos seus estados para continuar em prol da população local, mais equipados e com novos conhecimentos.”

Nós recebemos novas instruções. O nosso manuseio de armas e prestação de serviço foi melhorando, tudo isso a fim de realizar um trabalho de qualidade para a sociedade, para qualquer tipo de situação”, conta a agente de polícia acreana Adriana Souza.

A Força Nacional é um programa de cooperação federativa coordenado pelo Ministério da Justiça para prestar auxílio de segurança pública em qualquer ponto do País e já atuou em grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo 2014, Copa das Confederações 2013 e Jogos Pan-Americanos 2007.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Justiça