Portal Brasil

Ministério do Turismo lança o Calendário Nacional de Eventos

Além de movimentar a economia, calendário fornecerá subsídios aos turistas que desejam planejar as suas viagens com informações de qualidade e integradas sobre os eventos


por Portal Brasil


publicado:
28/03/2016 17h39


última modificação:
28/03/2016 17h56

O Ministério do Turismo acaba de disponibilizar o Calendário Nacional de Eventos Turísticos. A proposta é ajudar a divulgar os principais eventos turísticos do Brasil e oferecer uma fonte de informação para auxiliar o planejamento de viagens motivadas por eventos.

Todo o conteúdo ficará disponível na internet, por meio do Portal do Turismo, e será constituído integralmente de informações enviadas pelos parceiros, além das secretarias estaduais e municipais de Turismo. O calendário 2016 continua aberto para contribuições de eventos que serão realizados até o final do ano.

A ideia é que tanto as secretarias quanto os organizadores de grandes eventos e festivais do País colaborem com informações. Deverão ser cadastrados os eventos com notório conhecimento popular e geradores de fluxo de turistas. Os responsáveis pela inclusão no sistema deverão classificar os eventos por tipo e por categoria, além de observar critérios como relevância cultural e econômica.

Para ter o seu evento disponível no Calendário Nacional de Eventos, é necessário preencher o formulário que está disponível na página do Ministério. Todo o conteúdo passará por aprovação e edição de equipe técnica antes de ser divulgado.

Segundo informações do Departamento de Marketing e Apoio à Comercialização do Turismo, 19 Unidades da Federação já registraram suas contribuições, totalizando cerca de 600 eventos turísticos cadastrados. A maioria dos eventos disponíveis no calendário deste ano são festas ou festivais, seguidos por feiras, exposições ou mostras. Os eventos estão organizados em categorias como artísticos, culturais e folclóricos e religiosos.

“A divulgação de eventos turísticos é fundamental para incentivar o fluxo turístico, principalmente, em períodos fora de temporada, pois, frequentemente, eles são uma das principais motivações de viagens para os destinos brasileiros”, explica o diretor do Departamento de Marketing Nacional, Márcio Nascimento.

Saiba mais sobre como preencher o formulário. Acesse o Manual de Preenchimento – Calendário de Eventos (Download – PDF).

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo