Portal Brasil

Ministério suspende 63 fungicidas usados no controle da ferrugem asiática

Produtos eram utilizados nas plantações de soja; decisão prevê a exclusão da recomendação de controle da doença da bula das substâncias


por Portal Brasil


publicado:
05/01/2017 17h12


última modificação:
06/01/2017 12h36

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) suspendeu a recomendação de uso no Brasil de 63 fungicidas utilizados no controle da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) na cultura da soja. A medida e a lista de substâncias químicas foram publicadas no Diário Oficial da União em dezembro de 2016. 

De acordo com a norma, a bula de cada produto não deve mais conter a recomendação de controle de ferrugem asiática. A alteração informativa deve ser feita em até 90 dias, após a publicação da decisão.

A iniciativa tem como base a avaliação de laudos de eficácia e pareceres técnicos pela comissão técnica de reavaliação agronômica de produtos formulados de agrotóxicos para o controle de Phakopsora pachyrhizina cultura da soja. 

O grupo verificou, em 2016, os fungicidas com ativos isolados, a partir de laudos de eficácia e pareceres técnicos enviados pelas empresas fabricantes. O trabalho da comissão continua em 2017, com a avaliação de fungicidas formulados em misturas.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Embrapa