Portal Brasil

Ministro anuncia retomada de obras no Complexo Portuário

Com a dragagem e a derrocagem, local poderá receber navios de até 244m de comprimento, 32,3m de largura e 12,04m de calado, que são considerados navios médios, muito usados no transporte de grãos e contêineres


por Portal Brasil


publicado:
07/08/2015 00h00


última modificação:
07/08/2015 18h46

Uma janela de oportunidades gerada por mais competitividade e por mais atratividade ao Complexo Portuário no Espírito Santo. Para o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, este é o resultado de obras anunciadas nesta sexta (7) pelo ministro da Secretaria Especial de Portos, Edinho Araújo, em solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória.

As obras referem-se à retomada de dragagem (retirada de sedimentos) e derrocarem (retirada de pedras e rochas) do canal de acesso ao Complexo Portuário que envolve os municípios de Vitória e Vila Velha.

“É um anúncio muito importante para o nosso estado. O nosso Complexo Portuário sofre pela atual situação da sua infraestrutura. Uma vez que esta obra seja retomada e o seu calendário seja com a conclusão no ano que vem, isso permite aos nossos portos passarem a receber cerca de 70% dos navios que cruzam a costa marítima brasileira. Isso significa maior movimentação de cargas, mais empregos, mais serviços nas áreas de transportadoras, armazenadores e operadores portuários”, destacou o governador Paulo Hartung.

Com a dragagem e a derrocagem, o complexo poderá receber navios de até 244m de comprimento, largura de 32,3m e calado de 12,04m, que são considerados navios médios, muito usados no transporte de grãos e contêineres. O navio-tipo do Porto de Vitória está dentro do patamar de capacidade aproximada de 3.500 TEUs (contêiner) ou 70.000 DWT (granel sólido).

“Essa é uma obra estruturante e essencial para chegada e saída dos navios que cada vez mais transportam uma quantidade maior de cargas. Esse complexo portuário é importante para o Estado e para o País. As retomadas das obras já estão autorizadas com previsão de término no primeiro semestre de 2016 e investimentos da ordem de R$ 128 milhões”, anunciou o ministro Edinho Araújo.

De acordo com informações da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), ainda é necessário retirar 115 mil metros cúbicos de pedras do fundo do mar, e já foi feita a detonação de mais de 100 mil.

Poligonal Barra do Riacho

Durante coletiva à imprensa, o governador Paulo Hartung fez questão de ressaltar uma medida recém-anunciada pelo Ministério dos Portos que foi a mudança da poligonal do Complexo Portuário de Barra do Riacho, localizado na Região Litorânea Norte, no município de Aracruz. A mudança vai permitir a ampliação da movimentação de cargas no Espírito Santo e ainda oferecer um desenvolvimento econômico da região.

“Foi um pleito nosso com a bancada e felizmente foi atendido pelo Ministério e pela Presidência da República que vai impactar positivamente na nossa infraestrutura nos próximos anos. Pelas características da estrutura na região, nos permite pensar uma plataforma logística moderna e é por isso que tenho empolgação com o resultado desta decisão”, justificou o governador.

Terminais de carga no Sul

Paulo Hartung comentou ainda que durante reunião com o ministro, foi informado que o Ministério dos Portos autorizou a construção de Terminais Portuários de uso Privado na Região Sul do Estado. “É uma região que precisamos dinamizar a economia. São dois terminais, sendo um da Edison Chouest e outro da Itaoca Offshore. Estamos vivenciando um período desafiador em nosso país, e para o nosso estado estas medidas anunciadas são de muita valia e importantes para que o Espírito Santo avance e ajude o Brasil a crescer, gerando renda e oportunidades”, avaliou o governador.

Fonte:

Governo do Espírito Santo.