Portal Brasil

Nordeste vai receber metade dos viajantes brasileiros nos próximos seis meses

Região será destino de 50,7% dos turistas nacionais que apresentaram intenção de viajar. Sul deve receber 18,5% dos potenciais viajantes


por Portal Brasil


publicado:
18/09/2017 15h30


última modificação:
18/10/2017 14h02

Mais de metade dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses devem visitar a região Nordeste, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo. A pesquisa foi realizada em sete capitais que, juntas, respondem por 70% do fluxo de turismo doméstico no Brasil: Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. O índice de viajantes que apontou intenção de visitar o Nordeste foi de 50,7%.

Em segundo lugar, ficou a região Sul, que deve receber 18,5% dos potenciais viajantes. O dado é um dos destaques e novidades da pesquisa, pois foi a primeira vez em 11 meses que essa região superou o Sudeste na intenção de viagem. De acordo com o Ministério do Turismo, o resultado pode ser atribuído aos esforços da pasta em promover o turismo nas capitais Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O número de turistas no Sul do País também aumentou com o lançamento da edição de 2017 do Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta de gestão do Ministério do Turismo, no qual os municípios apontados como potenciais polos de desenvolvimento turístico aumentaram em quase 30%. 

Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo devem receber 17,3% dos brasileiros que planejam viajar até fevereiro de 2018. O mapa da região foi redesenhado e ampliado em 77% e mais 496 municípios com vocação para o turismo foram incorporados à lista. O Norte e o Centro-Oeste receberão, respectivamente, 4,2% e 9,3% dos brasileiros. As duas regiões também ampliaram o número de destinos no mapa.

 “O Brasil tem um enorme potencial para receber turistas o ano todo. Temos opções de sol e praia, turismo de natureza, gastronomia, cultura. No Ministério do Turismo, temos investido em promoção, melhoria da infraestrutura e qualificação da força de trabalho para apoiar os estados a receber cada vez melhor os turistas”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Intenção de viagem

O desejo de viajar nos próximos seis meses, segundo a pesquisa, manteve estabilidade na comparação com agosto do ano passado. Em 2016, 21,4% dos brasileiros manifestaram perspectiva de viagem, percentual que chegou a 21,7% este ano.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo