Portal Brasil

Nove estados receberão investimentos para projetos de turismo

Recursos serão destinados para garantir a melhoria da gestão das regiões turísticas e fortalecer o Sistema Nacional de Turismo


por Portal Brasil


publicado:
05/09/2017 11h07


última modificação:
05/09/2017 12h01

O Ministério do Turismo vai apoiar 13 projetos de infraestrutura de regiões turísticas em nove estados brasileiros. Para cada um deles, serão destinados R$ 250 mil por meio de chamada pública que faz parte do Plano Brasil + Turismo, pacote de medidas lançado em abril para fortalecer o setor de viagens no País.

Os recursos serão destinados para garantir a melhoria da gestão das regiões turísticas e fortalecer o Sistema Nacional de Turismo.

Na ação de apoio a projetos de infraestrutura turística foram selecionadas três propostas: Bahia, Pará e Mato Grosso do Sul. O MTur habilitou, ainda, quatro propostas de elaboração de Planos e Estudos de Desenvolvimento Turístico: Pará, Paraná, Minas Gerais e Piauí. No que se refere aos projetos de Gestão e Monitoramento do Programa de Regionalização do Turismo foram selecionados: Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Roraima e Bahia.

“Acredito que conseguiremos apoiar a melhoria da infraestrutura turística nos estados que fizeram a adesão à chamada pública. Esta é uma iniciativa que reforça a importância do trabalho em parceria com os gestores estaduais e municipais para fortalecer o turismo brasileiro”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

O Ministério do Turismo já contratou quase 18 mil projetos de infraestrutura em todo o País, com investimentos em torno de R$ 9,05 bilhões. São ações como pavimentação, recuperação de patrimônio histórico, sinalização turística, implantação de centros de atendimento ao turista e centros de convenções.

De acordo com o Ministério do Turismo, a melhoria na infraestrutura das cidades aumenta a competitividade dos destinos e a qualidade dos serviços oferecidos não só aos turistas, como aos próprios moradores.