Portal Brasil

Novidades no sistema de indicadores culturais

O Ministério da Cultura apoiará estados e municípios com ferramentas para o aprimoramento da coleta de informações


por Portal Brasil


publicado:
27/07/2015 17h57


última modificação:
27/07/2015 17h57

O Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), criado pelo Ministério da Cultura (MinC) para coletar, armazenar e difundir dados e informações sobre a cultura brasileira, será remodelado. As novidades foram discutidas na III Reunião da Comissão do SNIIC, realizada em 23 de julho, em Brasília, pela Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura (MinC). O encontro contou com a participação de representantes das secretarias e instituições vinculadas do Ministério e de secretarias municipais e estaduais de Cultura.

João Brant, secretário-executivo do MinC, lembrou que há experiências setoriais que precisam ser aperfeiçoadas e integradas e deixou claro que o SNIIC não é um sistema de tecnologia da informação (TI), mas um sistema de conhecimento. Brant reforçou a importância de uma base de informações e indicadores do setor cultural brasileiro e adiantou que serão feitas pesquisas nacionais sobre o setor e estudos municipais e estaduais que ajudem a consolidar e a dar credibilidade ao SNIIC.

Secretário de Políticas Culturais do MinC, Guilherme Varella, ressaltou que um trabalho com indicadores e informações necessita de um entendimento federativo e disse que o SNIIC só fará sentido se os sistemas estaduais e municipais de informações estiverem integrados de forma orgânica à base do MinC. Ele destacou a importância de os parceiros manterem alinhamentos tecnológicos, com plataformas que permitam a integração; programáticos, com padrão de tipologias, e de métodos.

O coordenador-geral do SNIIC, Leonardo Germani, informou que o MinC irá apoiar estados e municípios com ferramentas, como softwares, para que implementem seus sistemas de informações. Na visão de Germani, os órgãos gestores de cultura carecem de memória dos seus principais fatos e o SNIIC pode resolver esse gargalo.

Em outubro – em data por definir –, será lançada a nova plataforma do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). O Ministério da Cultura disponibilizará para alguns estados e municípios, ainda de maneira experimental, o software Mapas Culturais. Esta ferramenta digital, desenvolvida a partir de uma parceria da Prefeitura de São Paulo com o Instituto TIM, organiza informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais de forma colaborativa. Com ela, tanto o poder público quanto a sociedade terão acesso a uma radiografia de iniciativas culturais em seu território.

Outra ação importante está prevista para dezembro: o Primeiro Fórum Internacional de Gestão da Informação para Cultura, com data e locais a definir.

Sobre o SNIIC
O Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) tem o intuito de coletar, armazenar e difundir dados e informações sobre objetos culturais em âmbito nacional, agregando bases de dados de órgãos públicos e privados de cultura, que facilitarão a atualização das informações por meio de acesso remoto, formando um sistema de informações dinâmico e vivo que pretende ter o maior repositório de dados sobre a cultura brasileira. Esses dados serão compartilhados de forma pública e transparente, oferecendo informações estratégicas tanto para os órgãos e instituições gestoras da cultura quanto para todo cidadão brasileiro.

Fonte: Portal Brasil e Ministério da Cultura.