Portal Brasil

Obras de abastecimento beneficiarão 13 mil pessoas no Piauí

Uma das construções é a adutora de Massapê, localizada a 386 quilômetros de Teresina. O empreendimento deve ser concluído em março deste ano


por Portal Brasil


publicado:
20/01/2017 17h33


última modificação:
20/01/2017 17h38

Duas obras em fase de conclusão, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), permitirão ampliar a oferta de água para cerca de 13 mil pessoas afetadas pela estiagem no Semiárido do Piauí.

Uma delas é a adutora de Massapê, a 386 quilômetros de Teresina. A outra iniciativa é a barragem de Pedregulho, no município de Dirceu Arcoverde, a 553 quilômetros da capital.

A construção da adutora já atingiu 90% de execução física. A previsão é que a obra seja concluída até março deste ano. Cerca de R$ 3,2 milhões foram investidos no empreendimento.

Quando for finalizada, a adutora levará água potável da barragem Hildo Diniz até residências da zona rural e urbana do município, beneficiando cerca de 2.250 habitantes. A obra possui 12,02 km de extensão em tubos, e a rede de distribuição possui 623 ligações domiciliares, quatro reservatórios e uma estação de tratamento.

Barragem de Pedregulho

A barragem de Pedregulho também está na reta final de conclusão, com 97% de execução física. Construída em torno do rio Pedregulho, a obra terá capacidade de armazenar 9,2 milhões de metros cúbicos de água, com extensão de 390 metros e altura máxima de 17 metros.

A previsão é que a barragem seja concluída em fevereiro. Ao todo, devem ser atendidos 11 mil habitantes dos municípios de Dirceu Arcoverde e São Lourenço do Piauí. Já foram investidos em torno de R$ 8,3 milhões no empreendimento.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Codevasf