Na primeira etapa, que vai até 2017, serão duplicados 46 quilômetros, envolvendo investimentos de R$ 386 milhões
por Portal Brasil
publicado:
18/04/2016 16h30
última modificação:
19/04/2016 22h23
As obras de duplicação da rodovia BR-101/ES começaram nesta segunda-feira (18). Nessa primeira etapa, que vai até 2017, serão duplicados 46 quilômetros, com investimento de R$ 386 milhões. No total, até o final de toda a ação, a previsão é de que a Eco101, concessionária responsável pela rodovia, aplique R$ 1,8 bilhão na duplicação, informa o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Os projetos das obras baseiam-se em estudos de topografia da pista já existente, que contribuíram para definir qual a concepção mais adequada para a implantação da nova pista e onde serão necessárias as retificações de traçado. Para oferecer mais segurança e comodidade, curvas muito fechadas e cruzamentos de risco serão eliminados.
As obras terão início em quatro frentes: em João Neiva, do km 205 ao km 208; Ibiraçu, do km 216 ao km 220; Anchieta, do km 362 ao km 369; e Itapemirim, do km 403 km 409, com investimentos na ordem de R$ 40 milhões. Além disso, está previsto o início das obras de implantação do novo contorno de Iconha. Ao final dessa fase, esses trechos da rodovia passarão a contar com quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido.
Outros trechos de duplicação estão previstos para terem início até o final deste ano, seguindo o cronograma da concessionária.
Nova pista, viadutos e pontes
Cada faixa implantada terá 3,6 metros de largura e acostamento de 2,5 metros. Nos quatro trechos, as pistas serão divididas por canteiro central de 4,5 metros de largura ou barreiras rígidas. Toda a sinalização será refeita. Paralelamente à implantação da nova pista, a concessionária também construirá novas pontes e viadutos.
No município de João Neiva, haverá um novo viaduto no entroncamento com a comunidade de Caboclo Bernardo, no km 206. Também será construída uma ponte sobre o rio Itaperorama, no km 367, em Itapemirim. A pista já existente também passará por adequações aos parâmetros das normas atuais, uma vez que seu traçado é da década de 1950.
Durante a execução da duplicação e das demais reformas, será realizada uma adequação ao tráfego local nos quatro pontos da rodovia que estarão em obras. Posteriormente, o fluxo de veículos será transferido para a nova pista.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Dnit