Portal Brasil

Olimpíada Brasileira de Matemática entra na fase final

Provas serão aplicadas em 17 e 18 de outubro; projeto é realizado desde 1979 para incentivar o estudo da matemática


por Portal Brasil


publicado:
16/10/2015 18h41


última modificação:
16/10/2015 18h41

A fase final da 37ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) começa neste final de semana. Os concorrentes da terceira fase foram classificados entre mais de 22 mil estudantes que participaram da segunda etapa, realizada em setembro.

Os estudantes classificados do nível 1 (6º e 7º ano do ensino fundamental) farão uma prova discursiva neste sábado (17), contendo cinco questões. O tempo de duração da prova será de quatro horas e meia.

O nível 2 (8º e 9º ano do ensino fundamental), nível 3 (ensino médio) e o nível universitário (estudantes de graduação) farão duas provas discursivas, no sábado (17) e no domingo (18), com três problemas em cada dia, que devem ser resolvidos em até quatro horas e meia. 

A lista com os vencedores da olimpíada será publicada em dezembro no site da competição. Os medalhistas da Olimpíada serão convidados a participar da 19ª Semana Olímpica, em janeiro de 2016, evento que dará início ao processo de seleção para representar o País em competições internacionais de matemática.

Sobre a olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Matemática é realizada desde 1979 e foi criada para incentivar o estudo da matemática e contribuir para a melhoria do ensino da disciplina no País.

O projeto é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes).

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação