Portal Brasil

Olimpíada coroa ciclo virtuoso de grandes eventos, afirma presidente da Embratur

Gilson Lira destaca esforço da entidade para atrair turistas estrangeiros e dinamizar economia nacional durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos


por Portal Brasil


publicado:
12/04/2016 10h00


última modificação:
12/04/2016 16h39

Desde que o Brasil foi anunciado sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a Embratur se dedica a divulgar diversos destinos e produtos turísticos nacionais em suas feiras, campanhas publicitárias e inúmeras ações de promoção no exterior. O trabalho, que foi intensificado neste ano, quer atrair visitantes estrangeiros para desfrutarem os cartões-postais cariocas e conhecerem outras cidades brasileiras, conforme afirma o presidente da Embratur, Gilson Lira.   

“Estamos na reta final para os Jogos, e a Embratur segue atuando em ritmo acelerado. Com o dólar valorizado, o turista estrangeiro tem maior poder de compra no Brasil e mais disposição em gastar. Apostamos nesse cenário para atrair esse público e elevar a rentabilidade do setor do turismo no período da Olimpíada”, diz Lira. Ele destaca que as atividades foram priorizadas de acordo com o potencial emissivo dos mercados, como Argentina, Alemanha, Reino Unido, França, Chile, Uruguai e Paraguai. 

Outro grupo que compõe essa lista é formado por Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão. Cidadãos dos quatro países estão dispensados do visto de turismo no Brasil de 1º de junho a 18 de setembro de 2016, devido aos Jogos. A Embratur, o Ministério das Relações Exteriores e os Consulados do Brasil no exterior divulgam, de forma integrada, informações sobre a medida, que pode acrescentar até US$ 1,7 bilhão na economia brasileira, de acordo com estimativas do Ministério do Turismo. 

“Acreditamos que esse reforço de comunicação com órgãos brasileiros, parceiros, operadores e agentes de viagem vai impulsionar a exposição do nosso país na imprensa internacional e motivar a vinda de visitantes de todo o mundo. Os Jogos vão coroar um ciclo virtuoso de grandes eventos que coloca o Brasil em novo patamar turístico mundial. Veremos a mais bela Olimpíada das Olimpíadas.”

Para abril e maio está prevista uma série de eventos nos países mencionados reforçando o convite para a Rio 2016, com a cooperação do Rio Convention & Visitors Bureau. No próximo dia 21, o Instituto participará da programação da Tocha Olímpica Rio 2016, que será acesa na cidade grega de Olímpia e seguirá até a capital, Atenas, onde será entregue ao Brasil no dia 27. O revezamento da chama olímpica, por sua vez, terá início em 3 de maio, partindo de Brasília.

Gilson Lira informa ainda que, durante 95 dias, o chamado “Tour da Tocha” passará por mais de 300 municípios brasileiros. “Para o Brasil, o Tour é uma oportunidade de internacionalizar os ganhos da Olimpíada e Paralimpíada, mobilizar o País em torno desse megaevento, amplificar os ganhos de imagem e promover todas as regiões brasileiras em uma grande celebração turística”, destaca o presidente da Embratur.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Embratur