Portal Brasil

Operação Brasil Integrado encerra 1ª fase com 62 prisões

Profissionais atuaram em 20 pontos de fiscalização, com cinturão de policiamento em rodovias estaduais e federais na divisa metropolitana do Rio de Janeiro


por Portal Brasil


publicado:
23/07/2015 15h50


última modificação:
23/07/2015 15h52

As forças estaduais e federais de segurança no Rio de Janeiro finalizaram a primeira fase da Operação Brasil Integrado. Com foco na divisa metropolitana, a ação, que teve início no dia 9 e segue até o dia 28, já prendeu 62 pessoas. O objetivo é combater e prevenir crimes de tráfico de drogas e de armas, sonegação fiscal, além de outras infrações penais na divisa da Região Metropolitana.

Integraram a operação os órgãos Secretaria de Estado de Segurança, Instituto de Segurança Pública, as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Barreira Fiscal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal. Mais de 2.500 policiais, bombeiros e servidores da Receita Federal e em barreiras fiscais foram mobilizados para abordar cerca de 21 mil pessoas e 17 mil veículos.

O Ministério da Justiça já coordenou cinco edições da operação Brasil Integrado, sempre em parceria com os estados.  “Precisamos seguir na linha de estarmos juntos e combater o crime organizado no Rio e em outros estados”, afirmou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. “Quando temos a Polícia estadual em conjunto com as equipes federais e forças dos outros estados, atacamos a rota por onde entra drogas e armas”.

A Operação Brasil Integrado terá mais duas fases no Rio. Na segunda fase, que ocorrerá por sete dias – ‘Divisa Estadual Rio’ – o cinturão de segurança da Região Metropolitana será ampliado para as divisas do Estado do Rio. Na terceira fase, que terá três dias, chamada de  ‘Divisa Regional’, está prevista uma grande operação de ações preventivas e repressivas nas divisas dos estados da Região Sudeste.

Fonte

Ministério da Justiça