Portal Brasil

Parceria garante apoio financeiro à pesquisa e inovação

Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial e Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais firmaram termo de cooperação


por Portal Brasil


publicado:
26/01/2017 10h55


última modificação:
26/01/2017 10h55

Com o objetivo de prestar apoio financeiro a projetos de pesquisa, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) firmaram, nessa terça-feira (24), um termo de cooperação técnica. 

 

As duas instituições vão trabalhar para incrementar a geração de negócios em setores-chave para a diversificação econômica de Minas Gerais. A cooperação prevê que companhias de todos os setores poderão solicitar financiamento ao BDMG, desde que apresentem um projeto de inovação de produtos, processos ou serviços nas áreas de atuação da Embrapii.

O papel do banco de fomento se dará por meio de financiamento, através das linhas de crédito disponíveis para apoio à inovação, que têm taxas de juros a partir de 0,64% a.m. e prazo de até 96 meses para quitação.

A Embrapii, por sua vez, fará a ponte para a elaboração conjunta do projeto pela instituição científica, tecnológica e de inovação (ICT) e pela empresa, agilizando a utilização dos recursos.

Os projetos obedecerão a regra de financiamento não-reembolsável da entidade vinculada ao MCTIC, onde ela arca com até um terço do valor contratado e o restante é dividido entre a empresa e a unidade.

Para o diretor-presidente da Embrapii, Jorge Guimarães, “o acordo pretende atrair e estimular ainda mais a participação das empresas mineiras no desenvolvimento de projetos de PD&I, explorando a existência de grupos de pesquisa pré-selecionados, altamente qualificados e experientes no desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica”.

Fonte: Embrapii