Portal Brasil

Pernambuco recebe mutirão de documentação da trabalhadora rural

Serão emitidos segundas vias da cédula de identidade, da carteira de trabalho e CPF e outros documentos


por Portal Brasil


publicado:
14/08/2015 16h29


última modificação:
14/08/2015 16h29

Trabalhadoras rurais de três municípios pernambucanos, localizados no médio São Francisco, receberão nos próximos dias o mutirão de documentação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os atendimentos serão feitos nos municípios de Belém de São Francisco, nos dias 17 e 18; em Floresta, nos dias 19 e 20; e em Ibimirim, de 21 a 22 de agosto. A expectativa é que 600 pessoas sejam beneficiadas com a ação.  

As interessadas terão a oportunidade de tirar primeiras e segundas vias da cédula de identidade, da carteira de trabalho e do CPF. Durante os atendimentos, as trabalhadoras rurais também poderão se informar sobre a aposentadoria e outros benefícios da Previdência Social, bem como fazer a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) de políticas sociais do governo federal. 

Resultados

A diretora de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas do MDA, Célia Watanabe, explica a diferença que o mutirão de documentação faz na vida das trabalhadoras do campo. “Ter a documentação é o primeiro passo da rota de inclusão das mulheres, para que elas venham acessar as políticas públicas como o crédito, a assistência técnica e todo conjunto de ações disponíveis para o campo”, destaca. 

Desde 2004, já foram realizados 333 mutirões de documentação no estado pernambucano. Mais de 72,4 mil mulheres foram atendidas em 11 anos do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), com a emissão gratuita de 161.347 documentos.

Fonte

Ministério do Desenvolvimento Agrário.