Portal Brasil

Plano garante qualidade, distribuição e acesso nacional a produtos agropecuários

Compromisso da presidenta com plano tem relação com a simplificação de regras e a desburocratização de processos no setor agropecuário


por Portal Brasil


publicado:
06/05/2015 15h38


última modificação:
06/05/2015 18h48

Produtores agrícolas de todo o País terão agora um marco regulatório único para definir normas de vigilância sanitária, por meio do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que reunirá órgãos da União, estados, municípios e do Distrito Federal. O  Plano Nacional de Defesa Agropecuária foi lançado nesta quarta-feira (6) pela presidenta Dilma Rousseff . Apresentação foi feita durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto.

A medida busca ainda reestruturar laboratórios de análises de doenças e pragas. Ao anunciar o plano, a presidenta Dilma Rousseff disse que o setor agropecuário dá passos históricos na desburocratização dessas medidas.

Segundo a presidenta, o Suasa acaba com a “divisão feudal” na circulação de produtos entre os estados brasileiros. “Porque, hoje, para alguns produtos agropecuários, é como se os estados fossem tratados como feudos diferentes: não passa daqui para ali, não passa de lá para lá, não passa de canto nenhum para canto nenhum”.

O Plano Nacional de Defesa Agropecuária (PDA) envolve cerca de 50 ações voltadas à agropecuária no Brasil, dividas em seis áreas: modernização e desburocratização; marco regulatório; suporte estratégico; sustentabilidade econômica da Defesa Agropecuária; metas de qualidade e avaliação periódica do plano. É um instrumento decisivo para que o Brasil continue a desenvolver, de forma sustentável, a atividade agrícola e agropecuária.