Portal Brasil

Praça CEU é ativada e se torna opção de lazer no município de Horizonte (CE)

Espaço atende a cerca de 400 pessoas por dia. Próxima ativação regional da Praça será em agosto, na cidade de Petrolina (PE)


por Portal Brasil


publicado:
24/07/2015 16h12


última modificação:
24/07/2015 16h59

Horizonte, na região metropolitana de Fortaleza, é a cidade que mais cresceu no Ceará entre os anos 2000 e 2010, 65%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, ainda tem poucas opções de lazer para a população. Uma das apostas para reverter parte da situação é a Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) do município, que foi ativada nessa quinta-feira (23).

“A Praça CEU é um presente maravilhoso que o município recebeu. Agradecemos ao governo federal pela parceria que o viabilizou”, afirmou o prefeito de Horizonte, Manoel Gomes de Farias Neto. “A prefeitura abraçou o equipamento e pretende cuidar da manutenção e da programação com muita dedicação, pois reconhecemos a importância da iniciativa para a comunidade”, garantiu. 

O evento de ativação da Praça CEU de Horizonte teve ampla programação, que incluiu capacitação de gestores e comunidades para melhor atuarem nesses centros, com auxílio na prestação de contas e na definição de estratégias para melhor promoção do programa e integração com as equipes das unidades já em funcionamento. Além de representantes de Horizonte, também estiveram presentes gestores e moradores de outros municípios cearenses e dos estados do Piauí e de Pernambuco. 

 De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Horizonte, Francimarcos Peixoto Gomes, a Praça CEU do município atende em torno de 400 pessoas por dia. No local, cerca de 200 mulheres participam do curso de zumba e mais 80 realizam treinamento funcional. A Praça CEU conta com parcerias com os Ministérios do Esporte e da Educação, permitindo o uso das instalações em atividades que compõem o Programa Esporte e Lazer na Cidade e o Programa Mais Educação, com ações ligadas a escolas de tempo integral. 

Apesar de a meta referente à ocupação da Praça ser de responsabilidade originalmente dos municípios, o MinC, com seus parceiros, pretende dar apoio no direcionamento do uso e programação de forma a promover a gestão compartilhada entre o governo municipal, a sociedade civil organizada e a comunidade local.

Cultura local

Para o secretário de Cultura do Ceará, Guilherme Sampaio, a cultura local deve ser valorizada em espaços como as Praças CEU, em especial nas ações que envolvem as festas juninas. “No Nordeste, a cadeia econômica do movimento junino emprega desde os produtores de sapato de quadrilha e faixas de rainha ao figurino e artes cênicas. Hoje, o governo desonera carro e geladeira, mas não desonera as cadeias da cultura. Nós precisamos mostrar a importância disso”, ressaltou.

Fonte

Ministério da Cultura