Portal Brasil

Pré-sal: testes comprovam alta produtividade do campo de Carcará, na Bacia de Santos

Resultados foram semelhantes aos alcançados por poços com petróleo de boa qualidade


por Portal Brasil


publicado:
23/12/2015 15h26


última modificação:
23/12/2015 15h26

Duas avaliações de formação no poço 3-SPS-105, do pré-sal, comprovaram alta produtividade dos reservatórios carbonáticos. Informalmente conhecido como Carcará Norte, ele está localizado na área do Plano de Avaliação da Descoberta de Carcará (PAD), 4,6 km ao norte do poço descobridor (4-SPS-86B), a mais de 6 mil metros de profundidade, dentro de rochas basálticas.

Os dois testes de formação realizados nos reservatórios atestaram excelente produtividade em ambos os intervalos. Estima-se que o potencial de produção do Carcará Norte seja equivalente aos resultados alcançados pelos melhores poços produtores do pré-sal da Bacia de Santos, com petróleo de boa qualidade, sem a presença de contaminantes.

De acordo com a Petrobras, os resultados das análises de fluidos e de pressão obtidos a partir dos testes de formação indicam tratar-se de uma única acumulação de petróleo.

O consórcio de exploração da área é operado pela estatal (66%), em parceria com a Petrogal Brasil (14%), a Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás (10%) e a Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. (10%). 

Fonte: Portal Brasil, com informações da Petrobras