Portal Brasil

Presença da literatura brasileira no exterior será ampliada

Ministério da Cultura irá promover o País em pelo menos cinco feiras internacionais no segundo semestre


publicado:
03/08/2016 16h32


última modificação:
03/08/2016 16h37

O Ministério da Cultura (MinC) quer ampliar a presença do livro brasileiro no exterior. Para isso, realizará diversas ações, que incluem a participação de autores e ilustradores brasileiros em eventos e feiras internacionais de literatura, investimentos em bolsas de tradução, edição de obras brasileiras em outros idiomas, exportação de livros nacionais e a indicação de autores do País para prêmios internacionais, entre outras.

Ao longo dos primeiros seis meses deste ano, o Brasil esteve representado no Salão do Livro de Paris (França), na Feira do Livro de Maputo (Moçambique), na Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália), na Feira do Livro de Bogotá (Colômbia), na Feira do Livro de Buenos Aires (Argentina) e na Feira do Livro de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia). 

Para o segundo semestre, a programação já conta com pelo menos outras cinco feiras internacionais: Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia (22 a 25 de setembro), Feira do Livro de Maputo, em Moçambique (data a ser confirmada em outubro), Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha (19 a 23 de outubro), Feira do Livro de Xangai, na China (18 a 20 de novembro), e Feira do Livro de Guadalajara, no México (26 de novembro a 4 de dezembro).

Entre os autores brasileiros que já estão confirmados para as feiras do segundo semestre estão André Neves, Bianca Pinheiro, Oscar Nakasato (Gotemburgo), Ciça Fittipaldi (Maputo), Angélica Freitas (Frankfurt), Marcelo Pimentel (Frankfurt e Xangai), Mariana Massarani (Xangai e Guadalajara), Adriana Lunardi, Carol Rodrigues e Paulo Scott (Guadalajara).

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura