Programas sociais atendem 143 mil famílias indígenas
Políticas públicas como o Bolsa Família, merenda escolar, acesso aos alimentos, assistência social, entre outras ações, contribuem para redução da insegurança alimentar dos indígenas
por Portal Brasil
publicado:
30/10/2015 11h16
última modificação:
30/10/2015 16h19
Aproximadamente, 143 mil famílias indígenas têm acesso a programas sociais do governo federal. Elas fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais.
Políticas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o PAA e o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais estimulam a geração de trabalho e renda para os indígenas, além de promoverem a segurança alimentar e nutricional dessas famílias.
Entre 2011 e junho de 2015, 2,8 mil indígenas participaram do PAA de forma individual ou por meio de 20 diferentes organizações. Com a venda da produção, eles faturaram R$ 11,4 milhões no período. O programa fortalece e amplia os canais de comercialização das famílias, uma vez que permite a compra de alimentos produzidos pelos agricultores e os destina a entidades socioassistenciais, instituições de ensino público e equipamentos de segurança alimentar e nutricional, como restaurantes populares, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos.
Um outro exemplo de política pública pode ser observado entre os Kaigang e Guaranis. Cerca 1,2 mil famílias indígenas dessas etnias já receberam recursos do Programa de Fomento às Atividades Rurais e estão sendo acompanhadas pela assistência técnica. Estas ações ampliam e qualificam a capacidade produtiva e a geração de renda dessas famílias.
Fonte: Portal Brasil, com informações do MDS