Portal Brasil

Programas sociais são apresentados na Cúpula Mundial da Família

Participantes irão aprovar recomendações para declaração que será endereçada ao Fórum Político do Comitê Econômico e Social das Nações Unidas em 2017


por Portal Brasil


publicado:
05/12/2016 21h02


última modificação:
05/12/2016 21h02

A Cúpula Mundial da Família 2016, que ocorre em São Paulo (SP), reúne representantes de 50 países para discutir ações relacionadas à Agenda 2030. O evento segue até 7 dezembro. 

“O desenvolvimento de políticas públicas integradas e o protagonismo da família são fundamentais para alcançarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs)”, afirmou nesta segunda-feira (5) a secretária nacional de Assistência Social, Carminha Brant.

Os ODSs formam uma agenda global que visa à erradicação da pobreza, da fome, o desenvolvimento social e sustentável, além da igualdade de gêneros e a prosperidade econômica em todo o mundo. A meta é melhorar as condições de vida da população mundial até 2030.  

Carminha Brant aproveitou a ocasião para apresentar os programas sociais do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), como o Bolsa Família e o Criança Feliz.

“A família tem um papel fundamental na redução da pobreza, da fome e da desigualdade em todo o mundo. Só conseguiremos ser melhores quando as nossas crianças tiverem mais atenção e estímulos. Por isso, o governo federal vem trabalhando na implementação do Programa Criança Feliz”, explicou. 

Para a presidente da Word Family Organization, Deisi Kusztra, é preciso conhecer as famílias para desenvolver as ações e atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OSDs). “Temos que planejar um mundo melhor, mas não podemos deixar ninguém para trás. E a família é a base da nossa sociedade”, destacou.  

O secretário das Nações Unidas, Nikhil Seth, defendeu o engajamento conjunto de governos e sociedade. “Não podemos trabalhar a pobreza de forma desarticulada, sem a integração de áreas como a saúde e a educação. As metas do ODSs não são separadas. O desafio para 2030 é relacionar as métricas de integração, pensando na coletividade”, afirmou. 

Os participantes do evento irão aprovar conclusões e recomendações para a Declaração da Cúpula Mundial da Família 2016, que será endereçada ao Fórum Político do Comitê Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) em 2017.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA)