Projeto analisa interação entre oceano e atmosfera no Atlântico Sul
Pesquisadores estão a bordo do Navio Polar Almirante Maximiano para realizar experimento dentro do Programa Antártico Brasileiro
por Portal Brasil
publicado:
27/10/2015 15h41
última modificação:
27/10/2015 15h41
Os pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) estão a bordo do Navio Polar Almirante Maximiano para realizar um experimento no Atlântico Sul, na rota entre Rio Grande (RS) e Punta Arenas, no Chile. O projeto, que faz parte do Programa Antártico Brasileiro, tem o objetivo de coletar dados sobre a interação do oceano com a atmosfera.
O trabalho tem sido realizado há mais de uma década, sendo reconhecido internacionalmente como um dos poucos esforços observacionais no Oceano Atlântico Sul produzindo dados e resultados sobre o papel da escala marinha na atmosfera.
Os dados são coletados por sensores instalados em uma torre meteorológica localizada na proa do navio, radiossondas atmosféricas e instrumentos oceanográficos. O trabalho é complementado pelos dados de satélites do Inpe.
Segundo o Instituto, a Confluência Brasil-Malvinas é uma região chave para entender as conexões entre a Antártica e a América do Sul, pelo encontro de massas de água de origem tropical e subpolar.
Além dos oito pesquisadores do Inpe, dois pesquisadores da Universidade de Buenos Aires também participam do projeto, o que marca a cooperação científica entre as duas instituições na área de interação oceano-atmosfera.
Fonte: Ministério de Ciência e Tecnologia com informações do Inpe