Portal Brasil

Mostra de cinema “Revelando os Brasis” percorrerá 35 cidades

Projeto vai projetar filmes em praças e locais públicos de pequenos municípios e também em capitais


publicado:
26/10/2015 18h08


última modificação:
27/10/2015 11h31

A quinta edição do circuito itinerante de cinema “Revelando os Brasis” vai percorrer aproximadamente 25 mil quilômetros, em duas rotas, para projetar filmes em praças e locais públicos de pequenos municípios e também em capitais durante outubro e dezembro. 

O projeto, patrocinado pela Petrobras, teve início no Espírito Santo, de onde seguiu para Minas Gerais e passará por São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Roraima. Uma segunda rota passa pela Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Pará e Tocantins.

 As 20 produções selecionadas retratam lendas, casos, crendices, personagens populares e tradições brasileiras. Tudo sob a ótica de moradores de municípios com até 20 mil habitantes.

Como funciona

Em um primeiro momento, o projeto seleciona, por meio do Concurso Nacional de Histórias, pessoas com mais de 18 anos que tenham alguma ideia de roteiro. Elas fazem Oficinas de Formação e Realização Audiovisual (cursos de roteiro, produção, direção, fotografia, edição, som, direção de arte, direitos autorais e pesquisa) e, após uma fase de preparação, rodam os filmes em suas cidades de origem com a ajuda da comunidade local.

Na terceira etapa, quando as produções já estão prontas, uma caravana percorre o País exibindo gratuitamente o resultado desses trabalhos. Além das projeções itinerantes, o “Revelando os Brasis” doa a escolas, secretarias e pontos de cultura cerca de mil DVDs com os 20 filmes. Os filmes também serão exibidos em mostras e festivais nacionais e internacionais. Desde a criação do projeto, já foram produzidas 180 obras audiovisuais dirigidas por moradores de pequenas cidades.

Mostra de cinema itinerante Revelando os Brasis.

Confira toda a programação do Revelando os Brasis.

 Fonte: Petrobras