Portal Brasil

Pronatec certifica profissionais em reservas indígenas

Cursos são fruto de uma parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e o Instituto Federal do Acre, responsável pela execução do programa


por Portal Brasil


publicado:
22/04/2015 19h18


última modificação:
22/04/2015 19h18

Desde dezembro de 2014, moradores da comunidade de Guarani, Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema, na região do Vale do Purus, recebem cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas são fruto de uma parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e o Instituto Federal do Acre, responsável pela execução do programa.

“Uma coisa que a gente nunca ia imaginar era poder usar o xixi da vaca para fazer inseticida”, comenta com entusiasmo dona Naira Maria, agricultora orgânica certificada pelo Programa. Dona Naira é moradora da comunidade de Guarani. Ela faz parte da turma do curso de Agricultor Orgânico que, com mais três turmas de diferentes cursos, receberam certificados nos dias 17 e 18 de abril.

Além do curso de Agricultor Orgânico, foram concluídos, neste inverno amazônico, os cursos de Operador de Computador, Agricultor Agroflorestal e Agricultor Familiar. Também foram contemplados com os cursos, os moradores da comunidade Cuidado e do núcleo da reserva, em Cazumbá.

Para o presidente da associação de seringueiros da resex e servidor do ICMBio, Aldeci Cerqueira Maia, este é um momento feliz e de enorme importância para todos. “Vocês deram conta do recado, fizeram as coisas acontecer. Quando a gente se propõe a fazer algo, a gente dá o nosso melhor e vocês se empenharam muito” disse aos novos profissionais durante a cerimonia de certificação em Guarani.

Reserva de Cazumbá

Na reserva de Cazumbá, os alunos dos cursos de Operador de Computador e Agricultor Familiar também receberam seus certificados. A cerimonia aconteceu no alojamento da comunidade, e reuniu mais de 50 pessoas.

O chefe da Reserva elogiou as turmas pelo compromisso demonstrado durante os cursos. “Já são oito cursos ofertados na resex através do Pronatec e quatro só aqui em Cazumbá. Queremos dar continuidade aos cursos, tendo em vista o comprometimento de vocês”, afirmou Juruá aos alunos.

Concluindo o curso de Agricultor Familiar, Albertina Capistana, contou que há 15 anos trabalha como agente de saúde, mas é a primeira vez que se qualifica para trabalhar na terra. “Moro na roça a vida toda, mas nunca tinha feito um curso de agricultura”, conta orgulhosa. Falando em nome da turma, ela pediu mais cursos para a comunidade.

Comunidade de Cuidado

A comunidade Cuidado recebeu o curso de Agricultor Agroflorestal pelo Pronatec certificando 27 profissionais. Os moradores organizaram a cerimônia de certificação na igreja localizada próximo à margem do Rio Caeté.

Para a professora Alcilene, os cursos têm um significado muito grande naquelas comunidades, pois, através do acesso à educação e ao conhecimento, os agricultores podem fazer a terra mais próspera. “Os cursos tem relação com a identidade de vocês, mas também com a melhoria da qualidade de vida e com a permanência de vocês na terra”, afirmou aos profissionais a coordenadora geral do Pronatec durante a certificação.

“Talvez ainda não saibam medir a importância desses cursos para as comunidades da resex. Mesmo assim, me sinto feliz em ver jovens e adultos participando deste momento novo para a educação. É o momento para a comunidade entender que nós temos que nos apropriar. A reserva é um lugar dos melhores para se morar. Vamos valorizar esse momento. Conto com vocês para que a gente possa fazer a diferença”, completou Aldeci Cerqueira Maia. 

Fonte:

Instituto Federal do Acre