Ouvidoria on-line tem como objetivo garantir mais segurança no ambiente virtual, principalmente para as crianças e adolescentes
por Portal Brasil
publicado:
10/04/2015 00h07
última modificação:
10/04/2015 00h07
O Governo Federal lançou nesta terça-feira (7), o Pacto pelo Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos na Internet. As ações preveem a criação de uma ouvidoria on-line e o lançamento do site Humaniza Redes, com o objetivo de ajudar a criar um ambiente virtual livre de discriminação e preconceito.
O HumanizaRedes tem como objetivo garantir mais segurança no ambiente virtual, principalmente para as crianças e adolescentes, e fazer o enfrentamento às violações de direitos humanos que ocorrem on-line.
O Portal HumanizaRedes.gov.br oferece um canal de denúncias de violações de direitos humanos, que serão encaminhadas às empresas provedoras de aplicações e serviços na internet, com especial atenção aos casos de violação de direitos de crianças e adolescentes, principalmente de violência sexual, como pornografia infantil.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e realizada em conjunto com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, o Ministério da Justiça, o Ministério da Educação e o Ministério das Comunicações, com apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e de empresas provedoras de aplicações na Internet – Google, Facebook e Twitter.
Tolerância e respeito nas redes
Na página, o cidadão poderá denunciar violações cometidas tanto na internet como fora dela. O Brasil é o terceiro país que mais acessa a internet no mundo. Mais da metade da população brasileira, cerca de 86 milhões de pessoas, navegam em sites, portais e redes sociais.
Fonte: