O CONFEP

O CONSELHO FEDERAL PARLAMENTAR, é uma Instituição de direito privado, com autonomia administrativa e financeira, regendo-se por legislação específica, podendo firmar convênios, contratos, termos de parceria, termos de cooperação e articular-se de forma conveniente, com órgãos ou entidades públicas e privadas, assim como, com empresas e instituições nacionais e estrangeiras.

Partindo da ideia de que o público não é monopólio do Estado e de que existem políticas públicas e ações públicas que não devem ser feitas pelo Estado, não apenas porque o Estado esteja se descompromissando ou renunciando a cumprir o seu papel constitucional e nem porque o Estado esteja terceirizando suas responsabilidades, ou seja, não por razões, diretas ou inversas, de Estado, mas por “razões de Sociedade” mesmo.

Por meio de profissionais altamente qualificados, O CONFEP objetiva permanentemente avaliar o olhar público da Sociedade Civil, observando problemas, identificando oportunidades e vantagens colaborativas, descobrindo potencialidades e soluções inovadoras em lugares onde o olhar do Estado não pode, nem deve, penetrar. A ação pública da Sociedade Civil é capaz de mobilizar recursos, sinergia e iniciativas, promover parcerias em prol do desenvolvimento humano e social sustentável, de uma forma que o Estado jamais pôde ou poderá fazer.

Ocorre que muitas empresas têm realizado os trabalhos sociais, culturais, educacionais, de saúde e meio ambiente de forma individual e de maneira assistencial, buscando suprir uma necessidade da população como simples assistencialismo e boa ação.

O CONFEP, como Instituição séria e comprometida, aliada aos órgãos de defesa e de combate a corrupção, tem focado em participar e colaborar junto das autoridades legalmente constituídas, para atuar com forte aparato profissional e de recursos humanos competentes, fomentando acoes de forma a coibir atos ilícitos praticados ou orquestrados pelos poderes da Republica (Executivo e Legislativo).

E o CONFEP é a verdadeira prova disto.   Instituída em 2003, jamais em toda sua história recebeu recursos públicos para sua sobrevivência e manutenção.