Portal Brasil

Rede acadêmica brasileira ganha novo circuito

Nova operação vai ligar os pontos de presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa nos estados da Bahia e Pernambuco


por Portal Brasil


publicado:
15/05/2015 19h38


última modificação:
18/05/2015 11h05

Entrou em operação mais um circuito na rede acadêmica brasileira, a Ipê, ligando os pontos de presença (PoPs) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) na Bahia e em Pernambuco. O novo circuito é provido pela Telebras e estava previsto no acordo de cooperação técnica firmado entre a RNP e a operadora.

Os pontos de presença da RNP nos dois estados ficam localizados na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, e na Associação Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco (Itep), em Recife.

A conexão de 10 gigabits por segundo (Gb/s), operante desde segunda-feira (11), deverá aumentar ainda mais a disponibilidade dos Pontos de Presença conectados ao chamado Anel Norte-Nordeste da rede Ipê, facilitando também o fluxo do tráfego dessas duas regiões para o Sudeste e o Sul, o que melhora a redundância e a disponibilidade da rede em geral.

Rede IPÊ

A Rede IPÊ é uma infraestrutura de rede Internet voltada para a comunidade brasileira de ensino e pesquisa. Nela conectam-se as principais universidades e institutos de pesquisa do País, beneficiando-se de um canal de comunicação rápido e com suporte a serviços e aplicações avançadas.

Baseada em tecnologia de transmissão óptica, a rede Ipê está entre as mais avançadas do mundo e possui conexão com redes acadêmicas estrangeiras.

 

Fonte:

Ministério de Ciência e Tecnologia