Portal Brasil

Festivais de cinema da Suíça e Ucrânia abrem inscrições

No Festival de Zurique, filmes brasileiros podem ser inscritos na Competição Internacional de Longas-Metragens ou na Competição Internacional de Documentários


por Portal Brasil


publicado:
10/06/2015 17h39


última modificação:
10/06/2015 17h40

Os festivais europeus de cinema de Zurique (Suiça) e Kiev (Ucrânia) estão com inscrições abertas. Até 30 de junho, interessados podem enviar seus longas-metragens para o Festival Internacional de Cinema de Zurique, que vai ocorrer entre 24 de setembro e 4 de outubro. Já o 45º Melodist, festival de Kiev, recebe inscrições de curtas e longas de novos realizadores até 1º de julho. O evento será realizado de 24 de outubro a 1º de novembro deste ano.

No Festival de Zurique, filmes brasileiros podem ser inscritos na Competição Internacional de Longas-Metragens ou na Competição Internacional de Documentários. Para ser habilitado à pre-seleção, o filme deve ser a primeira, segunda ou terceira obra de seu diretor, ter sido finalizado há, no máximo, um ano e ser inédito em países de língua alemã. Em cada uma das categorias competitivas, é atribuído o Prêmio Olho de Ouro para o melhor filme, acompanhado de uma premiação no valor de 25 mil francos suíços.

O festival suíço promove, ainda, exibições fora de competição nas sessões Première de Gala, com a presença de estrelas internacionais, e nas mostras New World View, que tem a programação dedicada à cinematografia de um país escolhido, e Linhas de Fronteira, que apresenta curtas e longas que lidam com situações de fronteira no mundo atual.  Completam ainda a programação eventos paralelos,  como o workshop Zurich Master Class e o Zurich Summit, dedicado ao financiamento, marketing e distribuição em países de idioma alemão.

Para se inscrever, é necessário preencher um formulário de inscrição no site Withoutabox (link nesta página) e efetuar o pagamento da taxa no valor de 75 euros até 30 de junho.

Festival de Kiev

O Festival Internacional de Cinema de Kiev é especializado na exibição de obras de novos realizadores, seja na forma de filmes produzidos por estudantes de cinema ou dos primeiros curtas ou longas-metragens profissionais de seus realizadores.

A Seção Competitiva Oficial se divide em três categorias: Filmes de Estudantes recebe curtas-metragens com menos de 45 minutos de duração, realizados por alunos de escolas de cinema; Primeiro Curta-Metragem Profissional aceita curtas de ficção, documentário ou animação, que sejam a estreia de seus realizadores; e Primeiro Longa-Metragem Profissional de Ficção exibirá filmes de ficção de diretores estreantes, com duração superior a 60 minutos. Em todas as categorias, só serão aceitos filmes finalizados a partir de 2014.

Realizadores brasileiros também podem submeter seus filmes à seleção das mostras Molodist for Kids, para longas-metragens infantis; ou Sunny Bunny, voltada a filmes de temática LGBT. O festival realiza, ainda, mostras não competitivas temáticas e retrospectivas. 

Os interessados em participar devem realizar a inscrição por meio da plataforma FilmFreeway (link disponível nesta página). É necessário preencher o formulário de inscrição e enviar a sua versão impressa e assinada junto com uma cópia do filme em DVD com legendas em inglês, além da sinopse do filme, biografia e filmografia do diretor, informações sobre equipe técnica e elenco, lista de diálogos em inglês e fotos do filme e do diretor.

Apoio da Ancine

O Molodist – Festival Internacional de Cinema de Kiev está na lista do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da Agência Nacional do Cinema (Ancine), que concede apoios diversos a produções oficialmente convidadas a participar de mostras e festivais no exterior. Os responsáveis por produções selecionadas para a Seção Competitiva Oficial do evento podem solicitar à Agência ajuda para o envio da cópia. Confira os festivais que fazem parte do programa.

Fonte:

Ministério da Cultura