Portal Brasil

Rede Biomar lança o Manual de Ecossistemas Costeiros e Marinhos para Educadores

Publicação é uma ferramenta didático-pedagógica para ser usada por educadores que atuam em ações de conservação marinha no litoral brasileiro


por Portal Brasil


publicado:
22/03/2016 13h00


última modificação:
21/03/2016 20h19

A Rede Biomar acaba de lançar o Manual de Ecossistemas Costeiros e Marinhos para EducadoresO  material, disponível na internet, apresenta informações sobre ambientes costeiros e marinhos em formato e linguagem simples. É, assim, uma ferramenta didático-pedagógica para ser utilizada por educadores que atuam em ações de conservação marinha no litoral brasileiro em diferentes espaços e instituições, como professores do ensino formal, gestores ambientais, líderes comunitários, professores de surf, guias de turismo, jovens, contadores de história, dentre outros.

Para o coordenador do projeto Tamar no Ceará, Eduardo Lima, “o material foi construído de forma responsável, cuidadosa e acessível e é um bom ponto de partida para sensibilizar e informar sobre ecossistemas que devem ser protegidos pela sociedade, já que são patrimônio de todos os brasileiros”.

Rede de Projetos de Biodiversidade Marinha (Biomar) reúne projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, que tem por objetivo a conservação da biodiversidade marinha no Brasil, atuando na proteção e pesquisa de espécies e dos habitats relacionados. Atualmente fazem parte da Rede Biomar os projetos TamarBaleia JubarteCoral VivoGolfinho Rotador e Albatroz

Todo o conteúdo do manual é baseado no princípio da transversalidade da educação ambiental. Ícones distribuídos pelas páginas interligam as informações sobre os ambientes costeiros e marinhos ao conteúdo de cada capítulo – Oceanos, Ambientes, Serviços Ecossistêmicos, Desafios para Conservação e Proteção e Gestão. Além disso, os textos são ilustrados com fotos, imagens, infográficos e uma série de outros recursos gráficos para facilitar a compreensão.

Fonte: ICMBio e Petrobras