Com capacidade para receber 17.950 atletas e técnicos, a Vila Olímpica foi construída na Barra da Tijuca, em uma área total de 200 mil metros quadrados
publicado:
15/03/2016 14h00
última modificação:
15/03/2016 13h04
Em fase final de acabamento, os 3.604 apartamentos da Vila dos Atletas começaram a ser mobiliados e serão entregues ao Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 no fim deste mês. Com capacidade para receber 17.950 atletas e técnicos, a Vila Olímpica foi construída na Barra da Tijuca, em uma área total de 200 mil metros quadrados.
A Vila dos Atletas já começa a receber as estruturas temporárias. O local contará com um parque de 72 mil metros quadrados de área verde, 4,5 quilômetros de ciclovia e 5,5 mil metros quadrados de espelho d’água. Dentro do complexo haverá a Rua Carioca, que levará os esportistas e membros de delegação a lugares como o restaurante principal e contará com os tradicionais quiosques do Rio de Janeiro.
A rua terá, ainda, um restaurante alternativo, uma área de recreação (mesa de sinuca, jogos eletrônicos e outros), uma academia, clínica médica e um centro religioso. Além disso, os atletas terão acesso a bancos, correios, cabeleireiro, cafés, floriculturas e lan houses.
O ministro do Esporte, George Hilton, e a presidenta da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, visitaram as instalações nesta segunda-feira (14). O banco financia R$ 2,33 bilhões do empreendimento, que é executado por empresas privadas.
“A gente percebe o formato final dando outras cores e mostrando outro cenário ao Parque Olímpico. A Vila dos Atletas ficará muito bonita. Os atletas terão uma estrutura moderna, o que mostra que o governo federal está integrado com o estado e o município”, disse o ministro George Hilton.
Os 31 prédios, divididos em sete condomínios, já estão sendo comercializados pelas empresas que construíram o complexo, que conta ainda com 120 unidades comerciais. O valor global das vendas deve somar RS 3,6 bilhões para o consórcio que administra o projeto.
Acessibilidade
Durante os Jogos Paralímpicos, a Vila contará com 21 prédios e cinco condomínios. Os atletas terão 800 apartamentos com acessibilidade e mais de oito mil camas. A maior distância para o restaurante principal da Vila será de 800 metros.
Em termos de locomoção, os atletas não levarão mais do que 50 minutos para chegar às áreas de treinamento e competição. Para 43% dos competidores, a viagem durará dez minutos, enquanto os outros 57% estarão a 25 minutos de distância dos locais nos quais poderão treinar ou disputar as provas.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Brasil 2016