Portal Brasil

Reforma tornará Conselho de Segurança da ONU mais legítimo para evitar guerras

Presidenta Dilma Rousseff acrescentou que encontro nos EUA é significativo também porque marca 10 anos da declaração de reforma do Conselho de Segurança


por Portal Brasil


publicado:
26/09/2015 18h25


última modificação:
28/09/2015 12h15

O encontro de países, que está sendo realizado em Nova Iorque, significa um momento especial para o mundo, que são os 70 anos da ONU, disse a presidenta Dilma Rousseff, neste sábado (26), ao participar da reunião de Cúpula do G4, nos Estados Unidos. Ela acrescentou que o encontro deste sábado é significativo também porque marca os dez anos da declaração de reforma do Conselho de Segurança da entidade feita pelas nações que integram o G4 – Brasil, Índia, Alemanha e Japão.

“Acho que essa reunião da ONU tem um significado todo especial. Primeiro porque a agenda 2030 é uma conquista para o mundo. Essa reunião é um símbolo político da importância de reformar o Conselho, para que ele seja mais eficaz, mais legítimo e, sobretudo, que a gente tente evitar a guerra, que é, sem sombra de dúvida, o pior dos males”.

Ainda sobre a legitimidade do órgão, Dilma Rousseff apontou que, em 1945, havia 51 Estados integrando a Assembleia-Geral das Nações Unidas – e o Conselho de Segurança tinha 11 membros. Portanto, 22% do colegiado. “Hoje, são 193 Estados e um Conselho de Segurança composto de 15 membros, uma queda bastante significativa no percentual de representação do Conselho vis-à-vis à Assembleia-Geral”.