Portal Brasil

Reservas extrativistas no Amazonas terão sistema de energia solar

Moradores optaram pela geração de energia limpa que será aplicada na produção de açaí e mandioca


publicado:
28/09/2017 19h26


última modificação:
29/09/2017 00h11

Uma parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o WWF está instalando sistemas de energia solar em reservas extrativistas no Amazonas. O objetivo é usar esse tipo de energia de origem limpa para reduzir a gerada a partir do óleo diesel e da gasolina, além de aumentar a produção local.

Neste mês, foram instalados quatro sistemas da primeira fase do projeto, todos nas reservas extrativistas situadas em Lábrea (AM), a Ituxi e a Médio Purus. A escolha dos sistemas elétricos com energia solar fotovoltaica para uso produtivo foi feita pelas associações extrativistas.

Na Resex Ituxi, na comunidade Volta do Bucho, distante a cerca de 200 km da sede do município, ou no mínimo 6 horas de barco rápido (voadeira), foram instalados 3 sistemas. Um para bombeamento de água de poço, um para refrigeração e outro para uso de equipamentos produtivos.

Os sistemas também podem ser usados por agentes de saúde para controle da malária na região e também para o abastecimento de água da comunidade.

O WWF, com o apoio do ICMBio, concorreu ao edital de doação do ministério e ganhou um dos lotes, direcionando todo o equipamento para as duas reservas extrativistas de Lábrea. No total, esses equipamentos chegam a 35 kW de energia solar fotovoltaica.

“O equipamento funcionou bem, com algumas adaptações, o que mostra a durabilidade e a importância. O que antes estava num depósito que não pode ser usado pelo Programa Luz para Todos, agora vai impulsionar a produção sustentável extrativista na Amazônia”, disse a analista de conservação do WWF-Brasil, Alessandra Mathyas.

Fonte: Portal Brasil, com informações do ICMBio