Portal Brasil

Resultado do PIB aponta para retomada do crescimento, afirma ministro

Avaliação é de Dyogo Oliveira, do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Resultado foi puxado pelos avanços na agricultura, indústria e exportação


por Portal Brasil


publicado:
01/06/2017 19h15


última modificação:
01/06/2017 19h19

O resultado do Produto Interno Bruto (PIB), anunciado nesta quinta-feira (1º), representa o retorno do Brasil ao caminho do crescimento econômico. Para o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, ele reflete o conjunto de ações do governo brasileiro para a recuperação da economia.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB registrou avanço de 1% no entre janeiro e março deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. “O PIB do primeiro trimestre apresentou crescimento de 1%, interrompendo a mais longa recessão da história econômica recente do País”, afirmou Oliveira.

No primeiro trimestre de 2017, o resultado para o PIB foi influenciado, principalmente, pelo expressivo resultado do setor agrícola. De janeiro a março, a agricultura cresceu 13,4% sobre o trimestre imediatamente anterior, em função da supersafra deste ano.

Ações

“É importante ressaltar que este resultado reflete um conjunto de ações de política econômica que tem sido implementado nos últimos doze meses e, em particular, o avanço das reformas econômicas no Congresso”, ponderou.

Segundo Oliveira, “houve uma recuperação nos três setores agregados da economia”, com os avanços o setor agrícola e também no exportador, que cresceu 4,8%. A indústria deu um salto de 0,9%.

“Para esse PIB se soma a outros números positivos que demonstram que a recuperação econômica está em curso e que terá continuidade nos próximos trimestres”, destacou.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão