Formações rochosas foram descritas pela revista Turisbox como locais destinados para turistas com o perfil aventureiro que se interessam pelo ecoturismo
publicado:
01/03/2016 10h30
última modificação:
03/03/2016 15h28
As chapadas Diamantina, dos Veadeiros, dos Guimarães e do Parque Nacional Chapada das Mesas são destaques da última edição da revista espanhola Turisbox. A publicação produziu uma reportagem especial sobre os atrativos naturais e culturais das Chapadas brasileiras do Centro-Oeste e do Nordeste.
Em dez páginas, as formações rochosas repletas de beleza natural ganharam destaque em história, cultura, diversidade da fauna e da flora, como locais destinados para turistas com o perfil aventureiro e que se interessam pelo ecoturismo.
“O vasto Bosque Atlântico, campos floridos e planícies de um verde interminável dividem a paisagem com o toque de caatinga e cerrado”, disse sobre a Chapada Diamantina.
O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinícius Lummertz, considera a repercussão de extrema importância para atrair esse perfil de turista espanhol ao Brasil. “A Turisbox traz uma percepção interessante das Chapadas, com atividades para os que desejam se aventurar, relaxar ou conhecer melhor a história das regiões. Esse ponto de vista é um incentivo a mais para futuros visitantes.”
O interesse estrangeiro pelas Chapadas brasileiras reforça o potencial do País para o segmento do Ecoturismo e do Turismo de Aventura, que já é reconhecido mundialmente. Segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF), o País ocupa o 1º lugar em recursos naturais no planeta.
Turistas de natureza
Dados do Ministério do Turismo registram que 19% do total de estrangeiros que visitam o Brasil apontam o Ecoturismo e o Turismo de Aventura como motivação central de sua viagem. Dispostos a pagar mais por experiências emocionantes e autênticas, os turistas de aventura e de ecoturismo gastam, em média, US$ 3 mil por viagem, valor que representa quase o dobro da média geral.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Embratur