Portal Brasil

Revista Filme Cinema passa a ser oferecida on-line

A publicação é uma das mais importantes do País na divulgação e no debate sobre o cinema nacional


por Portal Brasil


publicado:
04/07/2017 21h37


última modificação:
05/07/2017 10h29

Todas as edições da revista Filme Cultura foram digitalizadas e lançadas no repositório on-line do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAV). A publicação é uma das mais importantes do setor no País.

A ideia é ampliar o acesso ao conteúdo da revista, que foi categorizado. “A criação de um portal institucional que disponibilizasse todo o acervo da Filme Cultura foi prioridade no nosso planejamento de relançamento da revista”, explicou a secretária do Audiovisual do MinC, Mariana Ribas.

A Revista Filme Cultura é um periódico sobre cinema brasileiro criado em 1966 e chegou a 62ª edição. A revista tem importante papel na divulgação, reflexão e debate sobre o cinema nacional, apresentando artigos sobre estética e técnica cinematográfica, ensaios, reportagens, depoimentos, entrevistas, legislação e material iconográfico.

A Filme Cultura é uma realização da Secretaria do Audiovisual, em parceria com o Centro Técnico Audiovisual (CTAv), Cinemateca Brasileira e Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp).

O portal foi construído a partir da solução tecnológica Tainacan, desenvolvida pela Universidade Federal de Goiás (UFG). O Tainacan é uma plataforma de gestão de acervos digitais, que apresenta possibilidades de participação social e gestão descentralizada. Outro ganho da utilização do Tainacan é a integração de diferentes tipos de acervos e a categorização e indexação de dados.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura