Portal Brasil

Rio de Janeiro tem novo serviço de captação de tecidos para transplante

Hospital Federal Cardoso Fontes (RJ) realizou a primeira captação, uma doação de córneas, no último dia 27 de janeiro


por Portal Brasil


publicado:
03/02/2017 21h14


última modificação:
03/02/2017 21h14

O Ministério da Saúde criou um novo serviço de captação de tecidos para transplantes no Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF), no Rio de Janeiro.

A primeira captação, uma doação de córneas, foi realizada no dia 27 de janeiro. O procedimento cirúrgico de retirada foi realizado pelo grupo do Banco de Tecidos localizado no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), que, após exames no tecido doado, fará a seleção do receptor conforme os critérios do Programa Estadual de Transplantes (PET).  

Meta

Segundo a coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) da unidade, enfermeira Elaine Vianna, a meta da unidade para este ano é de realizar pelo menos cinco captações mensais de córnea e de ampliar a captação para outros tecidos. 

A Cihdott foi implantada com o objetivo de aumentar o número de transplantes de órgãos e tecidos no estado do Rio de Janeiro. No HFCF, a comissão foi reestruturada em agosto de 2016, dando subsídios às equipes para que possam realizar o diagnóstico de morte encefálica. A busca ativa de potencial doador começou em janeiro deste ano, sendo este o primeiro caso de captação. 

Doação

A doação de órgãos e tecidos só acontece após a autorização familiar documentada e, por isso, é importante que a família saiba sobre o desejo do indivíduo de ser doadorOs órgãos são transplantados para os primeiros pacientes compatíveis que estão aguardando em lista única da Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada estado.

Na morte encefálica podem ser doados rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e tecidos, como córneas, pele e ossos. No doador com coração parado somente poderão ser captados os tecidos. 

Fonte: Portal Brasil, com informações do  Ministério da Saúde