por Portal Brasil
publicado:
08/01/2016 17h51
última modificação:
08/01/2016 17h51
O lançamento do “Selo Conexão Nordeste” foi realizado nesta sexta-feira (8), em Sergipe, durante a 41ª edição do Encontro Cultural de Laranjeiras. Será divulgado um calendário de eventos e projetos ligados às ações do selo.
O Selo buscará incentivar a circulação de artistas das mais diversas áreas, em atenção à meta 25 do Plano Nacional de Cultura (PNC). Ela prevê um aumento em 70% nas atividades de difusão cultural em intercâmbio nacional e internacional.
A ideia de criar o Selo foi proposta durante o 1º Encontro de Gestores de Cultura da Região Nordeste, que ocorreu em novembro, com representantes do Ministério da Cultura (MinC), da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e das secretarias e fundações municipais e estaduais. Dos nove Estados da região, seis confirmaram a participação no Conexão Nordeste (Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Maranhão).
“Estamos orgulhosos com a mobilização que o Nordeste apresenta na forma do selo Conexão Nordeste. Este lançamento é o primeiro passo de um projeto grandioso, que vai trabalhar o intercâmbio de forma abrangente, com a circulação de atrações e políticas culturais”, afirma o secretario de Cultura de Sergipe, Elber Batalha.
O encontro está sendo realizado desde segunda-feira (4), reunindo diversas atividades ligadas a música, arte, dança e manifestações tradicionais de Sergipe. O município é referência pela riqueza de manifestações populares e grupos folclóricos que abriga, como o Samba de Pareira, Reizado, Parafuso, São Gonçalo, Lambe Sujo, Caboclinho, entre outros.
Fonte: Ministério da Cultura