Portal Brasil

Setor de serviços cresce 0,6% e indica sinais de recuperação

Pesquisa mostra que setor cresceu pelo segundo mês consecutivo. Serviços prestados às famílias, transporte e turismo foram destaque


por Portal Brasil


publicado:
15/02/2017 16h55


última modificação:
15/02/2017 16h55

Puxado por serviços às famílias, transportes e turismo, o setor de serviços cresceu 0,6% entre novembro e dezembro do ano passado. Com esse resultado, o segmento registra o segundo aumento consecutivo. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados nesta quarta-feira (15).

Os desempenhos positivos nos dois últimos meses do ano, no entanto, não foram suficientes para reverter as perdas registradas ao longo de 2016, que fechou no vermelho, com queda de 5%.

Apesar do resultado negativo do ano, os dados de novembro e dezembro sinalizam que o setor pode ter entrado em trajetória de recuperação. Os ramos de mais peso nos serviços registraram avanços expressivos no último mês de 2016.

Os serviços prestados às famílias avançou 2% frente a novembro. Esse resultado foi possível com incrementos observados em serviços de alojamento e alimentação (+2,3%) e em outros serviços prestados às famílias (+1,4%).

Transporte e turismo

Outros ramos que ficaram no azul foram serviços áudio visuais (+0,3%), serviços técnicos profissionais (+0,8%), transportes terrestres (+3,2%), transporte aéreo (+4,9%), armazenagem (+0,3%) e atividades turísticas (3,1%).

Fonte: Portal Brasil, com informações do IBGE