Portal Brasil

Sinal analógico será desligado nesta quarta (29) em SP

Segundo Ibope, 90% dos domicílios da Grande São Paulo estão preparados para receber o sinal digital


por Portal Brasil


publicado:
28/03/2017 19h38


última modificação:
29/03/2017 14h45

O sinal analógico será desligado em 39 cidades, incluindo a capital, do estado de São Paulo nesta quarta-feira (29).

A última pesquisa Ibope, realizada entre os dias 11 e 24 de março, constatou que 90% dos domicílios da Grande São Paulo estão preparados para receber o sinal digital.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), estabeleceu o índice mínimo de 93% dos lares com acesso ao sinal digital para que o desligamento do sinal ocorra nos municípios. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, a pasta entendeu que o percentual exigido foi cumprido e aprovou o desligamento em São Paulo.

O levantamento do Ibope também projeta que o índice de lares aptos a receber o sinal digital na Grande São Paulo vai aumentar para 92% até a data do desligamento do sinal analógico. Com o fim das transmissões analógicas, a previsão é que o índice da população coberta por algum tipo de sistema de recepção de sinal de TV será de 95%. Isso inclui, por exemplo, os domicílios que possuem TV parabólica.

Conversores digitais

A entrega de conversores digitais para inscritos em programas como o Bolsa Família deverá continuar por 45 dias depois do desligamento da TV analógica, mas esse prazo pode ser prorrogado.

Os municípios que terão as transmissões analógicas de TV desligadas nesta quarta-feira (29) são Arujá, Barueri, Biritiba Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Ibiúna, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MCTI