Portal Brasil

Sistema Único de Assistência Social concorre a prêmio internacional

Iniciativa pode representar o País no OGP Awards: Melhoria nos Serviços Públicos por meio de Governo Aberto. Votações vão até dia 24


por Portal Brasil


publicado:
12/05/2015 17h06


última modificação:
12/05/2015 17h06

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é uma das seis iniciativas brasileiras pré-selecionadas pela sociedade civil e pelo governo federal para participar do Open Government Partnership (OGP) Awards: Melhoria nos Serviços Públicos por meio de Governo Aberto, que acontece em outubro deste ano. Todo brasileiro pode votar até o dia 24 deste mês na iniciativa que irá representar o País na premiação internacional.

Clique aqui para votar no Suas

Em 2015, a premiação vai valorizar as iniciativas de abertura de governo (acesso à informação, participação, prestação de contas ou inovação tecnológica etc.) e como elas resultaram em melhorias na entrega de serviços públicos.

Evolução

Nos últimos 10 anos, os governos federal e estaduais e as prefeituras criaram uma nova assistência social no Brasil. Com a criação do Suas em 2005, o País saiu de vez da era do assistencialismo e começou a reconhecer e garantir os direitos da população mais pobre.

O sistema organizou os papeis e responsabilidades de todos os entes federados e definiu o quanto e como cada um deve investir. E os resultados dessa importante mudança já apareceram. O Suas está presente em quase 100% dos municípios brasileiros. Além das 10 mil unidades públicas de atendimento, conta com aproximadamente 13 mil entidades privadas que prestam serviços socioassistenciais.

As unidades de assistência social nos municípios são responsáveis por executar e desenvolver grandes programas e políticas sociais, como a gestão do Cadastro Único e do Bolsa Família, além de ações de inclusão produtiva.

Elas são as principais responsáveis pela mudança de vida que milhões de famílias pobres brasileiras tiveram nos últimos anos, com ascensão de classe social e maior acesso à saúde, educação e outros serviços.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social