Portal Brasil

Solo retirado de construções ajuda a recuperar meio ambiente no País

Normalmente descartado em aterros e em áreas próximas a rodovias, esse composto de terra é rico material orgânico e capaz de recuperar vegetação original


por Portal Brasil


publicado:
06/01/2016 09h11


última modificação:
06/01/2016 09h11

Um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) revelou que uma parte do solo retirado em construções e áreas de mineração pode ter um excelente reaproveitamento para regeneração de áreas degradadas.  

A técnica consiste em retirar a camada superficial do solo de uma área a ser explorada e aplicar esse material em locais destinados a compensação ambiental.

Normalmente descartado em aterros e em áreas próximas a rodovias, esse composto de terra, troncos, brotos e demais elementos formam um rico material orgânico, que é capaz de regenerar áreas mantendo a vegetação original de onde houve a extração.

“Do ponto de vista ambiental, essa técnica é o aproveitamento de um material muito nobre, que faz parte de processos biológicos em geral, e que ia ser descartado. O que a gente está propondo é simplesmente recuperar essa vegetação”, disse o biólogo Maxmiller Cardoso, um dos responsáveis pelo estudo, que foi objeto de sua tese de mestrado na Universidade de Brasília.