Portal Brasil

Tradições indígenas completam 5 anos como Patrimônios Culturais e Imateriais do País

Tribos do Amazonas e de Mato Grosso celebram cinco anos de reconhecimento de tradições como Patrimônios Culturais e Imateriais do País


por Portal Brasil


publicado:
06/11/2015 18h52


última modificação:
06/11/2015 18h52

Tribos indígenas do noroeste do Amazonas e a aldeia Enawene Nawe, no Estado do Mato Grosso (MT), comemoraram cinco anos do reconhecimento do Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro e do ritual Yaokwa como Patrimônios Culturais e Imateriais do País. O registro foi feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nesta quinta-feira (5). 

Mais de 22 tribos que habitam boa parte do Estado do Amazonas (AM) e as fronteiras da Colômbia e da Venezuela buscam tornar o Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro um núcleo de conhecimento, de modo a ser compartilhado entre os povos locais.

O Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro tem como alicerces o cultivo da mandioca brava e a produção sustentável. Ele foi inscrito no Livro de Saberes em 2010, por conta dos conhecimentos alimentares e da proteção ao meio ambiente.

Mais importante ritual do povo Enawene Nawe, o Yaokwa foi inscrito no Livro de Registros de Celebrações em 2010. A cerimônia é realizada por sete meses durante a seca, logo após a retirada dos homens para a pesca coletiva de barragem.

O principal objetivo do Yaokwa é estabelecer troca com os seres naturais do patamar subterrâneo, os Yakairiti, no intuito de manter a ordem social e cósmica com os membros da tribo, por meio de um ciclo que se estende ao longo do ano.  

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura