Portal Brasil

Turismo responsável ganha destaque nos Jogos Rio 2016

Ministério do Turismo realizou diversas ações para promoção de práticas sustentáveis na Casa Brasil, espaço de divulgação do País nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos


por Portal Brasil


publicado:
31/08/2016 16h55


última modificação:
01/09/2016 14h16

O Ministério do Turismo preparou um conjunto de ações para promover a sustentabilidade no turismo durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

O objetivo é sensibilizar turistas e prestadores de serviço sobre a importância da prática do turismo responsável. Uma das ações executadas no Rio de Janeiro foi o lançamento do Mapa de Sustentabilidade do Turismo, em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

A ferramenta permite ao interessado navegar em um mapa georeferenciado com dados e informações das iniciativas vencedoras de todas as edições do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade – um reconhecimento de boas práticas relacionadas ao tema.

Os cases também podem ser vistos nos dois armazéns da Casa Brasil por meio de totens e telas sensíveis ao toque disponibilizados no espaço.

“Aproveitamos o momento dos Jogos, que tradicionalmente concentra um grande números de visitantes nacionais e internacionais, para reforçar um conjunto de ações que mostre para os turistas a importância da prática do turismo responsável”, afirmou a coordenadora-geral de Sustentabilidade do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque.

Na mesma estrutura, o visitante pode conhecer roteiros turísticos com foco responsável, a começar pela cidade-sede dos Jogos. Os roteiros fazem parte da campanha Passaporte Verde, do Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (PNUMA) e que conta com a parceria da Pasta.

Ainda entre as ações articuladas pelo MTUr foram disponibilizados cerca de 45 mil marca páginas com QR-code que remete para várias publicações do MTur, Embratur e demais parceiros. Os materiais encontram-se em três idiomas: português, inglês e espanhol.

A equipe do MTur promoveu, ainda, palestras de sensibilização com representantes do setor sobre os temas relacionados ao turismo responsável durante o período que antecedeu os jogos. Em mais uma ação do MTur, os visitantes da Casa Brasil podem ter acesso a um vídeo sobre a Campanha Passaporte Verde disponibilizado em três idiomas em totens posicionados nos espaços da Casa.

Casa Brasil

No último domingo (28), a Casa Brasil completou a marca de 300 mil visitantes desde a sua abertura, no dia 5 de agosto. Projetado para ser a vitrine do País durante os Jogos, a Casa Brasil reúne, num só lugar, cultura, turismo, esporte, negócios e muito mais.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo (MTur)