Ministério do Turismo realizou diversas ações para promoção de práticas sustentáveis na Casa Brasil, espaço de divulgação do País nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos
por Portal Brasil
publicado:
31/08/2016 16h55
última modificação:
01/09/2016 14h16
O Ministério do Turismo preparou um conjunto de ações para promover a sustentabilidade no turismo durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
O objetivo é sensibilizar turistas e prestadores de serviço sobre a importância da prática do turismo responsável. Uma das ações executadas no Rio de Janeiro foi o lançamento do Mapa de Sustentabilidade do Turismo, em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).
A ferramenta permite ao interessado navegar em um mapa georeferenciado com dados e informações das iniciativas vencedoras de todas as edições do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade – um reconhecimento de boas práticas relacionadas ao tema.
Os cases também podem ser vistos nos dois armazéns da Casa Brasil por meio de totens e telas sensíveis ao toque disponibilizados no espaço.
“Aproveitamos o momento dos Jogos, que tradicionalmente concentra um grande números de visitantes nacionais e internacionais, para reforçar um conjunto de ações que mostre para os turistas a importância da prática do turismo responsável”, afirmou a coordenadora-geral de Sustentabilidade do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque.
Na mesma estrutura, o visitante pode conhecer roteiros turísticos com foco responsável, a começar pela cidade-sede dos Jogos. Os roteiros fazem parte da campanha Passaporte Verde, do Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (PNUMA) e que conta com a parceria da Pasta.
Ainda entre as ações articuladas pelo MTUr foram disponibilizados cerca de 45 mil marca páginas com QR-code que remete para várias publicações do MTur, Embratur e demais parceiros. Os materiais encontram-se em três idiomas: português, inglês e espanhol.
A equipe do MTur promoveu, ainda, palestras de sensibilização com representantes do setor sobre os temas relacionados ao turismo responsável durante o período que antecedeu os jogos. Em mais uma ação do MTur, os visitantes da Casa Brasil podem ter acesso a um vídeo sobre a Campanha Passaporte Verde disponibilizado em três idiomas em totens posicionados nos espaços da Casa.
Casa Brasil
No último domingo (28), a Casa Brasil completou a marca de 300 mil visitantes desde a sua abertura, no dia 5 de agosto. Projetado para ser a vitrine do País durante os Jogos, a Casa Brasil reúne, num só lugar, cultura, turismo, esporte, negócios e muito mais.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo (MTur)