Portal Brasil

Uberlândia recebe novo centro cultural e esportivo

Os Centros de Esportes e Artes Unificadas contam com estrutura de equipamentos de esporte, cultura e lazer


por Portal Brasil


publicado:
27/11/2015 21h30


última modificação:
01/12/2015 11h56

A cidade de Uberlândia recebeu nesta quinta-feira (26) duas unidades dos Centros de Esportes e Artes Unificadas, as Praças CEUs. Os espaços são construídos em áreas de vulnerabilidade social e econômica e contam com biblioteca, cineteatro, laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), além de pista de skate. Os CEUs maiores também contam com quadra de eventos coberta, playground e pista de caminhada.

Para o diretor de Programas Especiais de Infraestrutura Cultural da Diretoria de Programas Especiais de Infraestrutura Cultural (Dinc) do MinC, Germano Ladeira, as Praças CEUs podem potencializar talentos escondidos em regiões vulneráveis. “Esse é um programa inovador. Estamos proporcionando equipamentos que podem ajudar na formação de novos agentes em diversos ramos culturais. Podemos ter a cultura ligada com o esporte e outras áreas em um mesmo espaço criado para a comunidade”, explica.

Inauguração

Presente às inaugurações, o secretário-executivo do Ministério da Cultura (MinC), João Brant, destacou que as Praças CEUs são um importante passo para que todos os cidadãos brasileiros tenham acesso aos seus direitos culturais. “Uma das condições para isso ser realidade é ter uma infraestrutura boa. A parceria do governo federal com as prefeituras é um bom exemplo de como fazer isso acontecer”, avalia.

O secretário-executivo do MinC, João Brant, ressaltou que um dos destaques nas inaugurações das Praças foi a homenagem recebida por um importante ativista cultural uberlandense. O sambista Olímpio da Silva, conhecido como Pai Nego, morreu aos 76 anos, no dia 3 de setembro deste ano, e o CEU inaugurado no bairro Shopping Park recebeu o nome do sambista, que deixou um importante legado na música e no carnaval local. 

Praças CEUS

A construção das Praças CEUs é feita por meio de parceria entre a União e municípios, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento 2. Quando inauguradas, as Praças são entregues à comunidade, passando a ser administradas pelo Grupo Gestor, formado por representantes do poder público municipal, da sociedade civil organizada (ONGs e Pontos de Cultura) e de moradores do local. Ao final do programa, serão inaugurados 341 CEUs em todo o País.

Fonte: Ministério da Cultura