Prazo para instituições enviar a projetos ao MEC termina nesta sexta-feira (24). Estão sendo ofertadas 15.184 vagas para diversos cursos
por Portal Brasil
publicado:
24/07/2015 12h29
última modificação:
24/07/2015 14h27
Termina nesta sexta-feira (24) o prazo para as instituições apresentarem propostas de cursos e ofertas de vagas do Pronatec Agro ao Ministério da Educação (MEC). As propostas serão homologadas pelo órgão até o dia 7 de agosto.
Entre as principais instituições ofertantes estão os Institutos Federais de Educação, as universidades, o Senar e o Senai, entre outros. O novo cronograma divulgado pelo MEC pode ser conferido por meio de nota informativa.
Vagas nos cursos
No segundo semestre deste ano, serão ofertadas 15.184 vagas para diversos cursos, um aumento de 51,85% em relação a 2014, quando foram ofertadas 10 mil vagas.
As vagas são para cursos na área de agricultura orgânica, fruticultura, bovinocultura de leite e de corte, avicultura, horticultura, entre outras áreas. As aulas devem começar a partir de setembro.
Os cursos são voltados para agricultores e jovens da área rural, além de trabalhadores rurais, técnicos do setor agropecuário recém-formados e estudantes de escolas técnicas e de Ensino Médio. No ano passado, as capacitações do Pronatec Agro formaram cerca de 4,5 mil alunos.
Após a pactuação, os interessados poderão procurar o Ministério da Agricultura, por meio do e-mail depros.gab@agricultura.gov.br ou pelo telefone (61) 3218-2433, e as Divisões de Política Produção e Desenvolvimento Agropecuário (DPEDAGs) das Superintendências Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA), nos estados, para obter informações sobre como participar dos cursos.
O Pronatec Agro é uma parceria entre o Ministério da Agricultura e o Ministério da Educação no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo é aprimorar os conhecimentos gerenciais e técnicos para gerar oportunidades de emprego e renda no campo.